Acolhimento odontológico: uma proposta para organizar a demanda em saúde bucal

Andrea Silvia Walter de Aguiar, Carlos Felipe Fontelles Fontineles, Lucianna Leite Pequeno, Marcus Antonio Melo Carvalho Filho, Maria Vieira de Lima Saintrain

Andrea Silvia Walter de Aguiar, Carlos Felipe Fontelles Fontineles, Lucianna Leite Pequeno, Marcus Antonio Melo Carvalho Filho, Maria Vieira de Lima Saintrain

CATEGORIA: PAINEL RELATO DE CASO CLÍNICO E RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

RESUMO:

O acolhimento proporciona a qualificação da escuta e identificação das necessidades do usuário em relação aos problemas de saúde bucal, além de possibilitar maior receptividade e humanização durante o acesso à atenção à saúde bucal na Unidade Básica de Saúde e organização da demanda seguindo os princípios do SUS. O objetivo do trabalho é apresentar o acolhimento odontológico da UBS Monteiro de Moraes como estratégia de escuta qualificada do usuário e identificação de necessidades de tratamento odontológico e organização da demanda. Após explicação sobre a proposta e o objetivo do acolhimento, a equipe de saúde bucal realizou escuta dos usuários e identificação de necessidades por meio de exame bucal com equipamentos de proteção individual e abaixador de língua para classificação de risco, sendo R0: sem necessidade de tratamento; R1: gengivite leve; R2: problema periodontal associado à cárie; R3: cavidade ampla, resto radicular e grande necessidade de exodontias. Examinou-se 35 usuários, sendo a maioria (18) classificada em R3, outros 2 usuários R0, 9 usuários R1 e 6 usuários R2. Os usuários foram orientados a buscar o cartão de agendamento para o atendimento clínico na UBS, sendo a demanda organizada seguindo o princípio da equidade, priorizando quem tem maior necessidade (R3), mas garantindo acesso para os pacientes em risco 0, 1 e 2, seguindo o princípio da universalidade. Antes de ser realizado o acolhimento, muitos pacientes permaneciam em filas desde a madrugada durante horas para conseguir agendar uma consulta. A realização do acolhimento surgiu como importante ferramenta para a UBS, pois serviu como forma de organização de acesso ao atendimento odontológico, resultando em um melhor atendimento e satisfação dos usuários.

Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Saúde Bucal Coletiva; Acolhimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *