Andrea Silvia Walter de Aguiar, Carlos Felipe Fontelles Fontineles, Lucianna Leite Pequeno, Marcus Antonio Melo Carvalho Filho, Maria Vieira de Lima Saintrain
CATEGORIA: PAINEL RELATO DE CASO CLÍNICO E RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
RESUMO:
O acolhimento proporciona a qualificação da escuta e identificação das necessidades do usuário em relação aos problemas de saúde bucal, além de possibilitar maior receptividade e humanização durante o acesso à atenção à saúde bucal na Unidade Básica de Saúde e organização da demanda seguindo os princípios do SUS. O objetivo do trabalho é apresentar o acolhimento odontológico da UBS Monteiro de Moraes como estratégia de escuta qualificada do usuário e identificação de necessidades de tratamento odontológico e organização da demanda. Após explicação sobre a proposta e o objetivo do acolhimento, a equipe de saúde bucal realizou escuta dos usuários e identificação de necessidades por meio de exame bucal com equipamentos de proteção individual e abaixador de língua para classificação de risco, sendo R0: sem necessidade de tratamento; R1: gengivite leve; R2: problema periodontal associado à cárie; R3: cavidade ampla, resto radicular e grande necessidade de exodontias. Examinou-se 35 usuários, sendo a maioria (18) classificada em R3, outros 2 usuários R0, 9 usuários R1 e 6 usuários R2. Os usuários foram orientados a buscar o cartão de agendamento para o atendimento clínico na UBS, sendo a demanda organizada seguindo o princípio da equidade, priorizando quem tem maior necessidade (R3), mas garantindo acesso para os pacientes em risco 0, 1 e 2, seguindo o princípio da universalidade. Antes de ser realizado o acolhimento, muitos pacientes permaneciam em filas desde a madrugada durante horas para conseguir agendar uma consulta. A realização do acolhimento surgiu como importante ferramenta para a UBS, pois serviu como forma de organização de acesso ao atendimento odontológico, resultando em um melhor atendimento e satisfação dos usuários.
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Saúde Bucal Coletiva; Acolhimento.