Agnes Braga Moura, Camila Rodrigues Pereira, Emmanuel Arraes de Alencar Júnior, Francisco Rafael Mesquita Bezerra, Rebeca Carvalho Araújo, Vanessa Mayara dos Santos Silva
CATEGORIA: PAINEL DE EXTENSÃO ACADÊMICA
RESUMO:
Projeto Promovendo Sorrisos, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, atuante desde 2012, busca possibilitar a melhoria das condições de saúde bucal e de desenvolvimento humano em pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) assistidos pela Fundação Projeto Diferente e Nutep (Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce). O TEA consiste em um distúrbio neurológico que está intimamente relacionado às limitações sociais, de linguagem e motoras, podendo interferir no desempenho com o cuidado da saúde oral, devido ao comprometimento dessa desordem. Portanto, o objetivo do presente trabalho é analisar as experiências e dificuldades do manejo clínico e de educação em saúde bucal realizadas com portadores do TEA assistidos pelo projeto, assim como relatar expectativas e metas pretendidas. Para isso, foram analisadas as ações realizadas pelos integrantes no período de 2017 até abril de 2018, que concernem na educação em saúde bucal e evidenciação de placa bacteriana de autistas assistidos pelas duas instituições contempladas pelo projeto, capacitações em saúde bucal para profissionais da Fundação Projeto Diferente, atendimentos clínicos e 2 eventos realizados na Faculdade de Odontologia sobre a conscientização sobre o TEA, contando com a presença de discentes da Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Farmácia. Dessa forma, os resultados das ações amplas do Projeto causam impacto na vida das pessoas autistas, ações essas que se evidenciam como importantes ferramentas à promoção de saúde oral aos assistidos, assim como também se mostra relevante à preparação de futuros cirurgiões-dentistas e profissionais da saúde com relação ao tratamento adequado a pacientes autistas e isso contribui com o pilar do Projeto: promover sempre sorrisos através de conhecimento.
Palavras-chave: Promoção em saúde bucal, autismo, Transtorno do Espectro Autista